OURINHOS NOS PRIMÓRDIOS NOS ANOS 1940: "A FUMAÇA DO TREM"

Esta é uma foto da primeira metade dos anos 1940. Vemos em primeiro plano o quarteirão da Rua Expedicionário compreendido entre a Antônio Carlos Mori e  9 de Julho. Há três residências visíveis. Duas de propriedade Arquipo Matachana (a da esquina era a sua residência), ambas edificadas no final dos anos 1930. Em seguida, a casa de Júlio Mori.
Na esquina com Altino Arantes, o prédio do Fórum (ali seria construída a nova sede do Grêmio Recreativo de Ourinhos
A perder de vista,  se veem as oficinas da Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná e mais adiante a zona rural fronteiriça.
Um detalhe muito interessante dessa foto é a fumaça expelida pela locomotiva a vapor que devia estar, naquele momento,  se dirigindo para o Norte do Paraná.


Esta outra foto, de finais dos anos 1940, é de um trecho da Rua 9 de Julho no início do quarteirão entre a Rua Arlindo Luz e a Paraná. O prédio com dois andares abrigava a agência da Caixa Econômica Federal, recém criada; em seguida o sobrado que foi de Vasco Fernandes Grilo, e  havia se mudado recentemente para São Paulo.
Ao que parece já existia  um ponto de táxi na esquina com a Rua Paraná. Outro detalhe são as carroças que ainda circulavam pela cidade. A esquerda, no terreno vazio, seria erguida alguns anos depois a Casa Alberto, de propriedade de Alberto Matachana.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.