ALTINO ARANTES, QUARTEIRÃO ENTRE ANTONIO CARLOS MORI E CARDOSO RIBEIRO


PARABÉNS OURINHOS PELOS SEUS 99 ANOS

Meu pai nas centenas de fotos de desfiles de 7  Setembro que fez, tinha preferência por alguns pontos chaves da cidade.
Um deles foi o trecho compreendido entre a  Avenida Altino Arantes, pela qual os desfiles desciam no sentido Praça Melo Peixoto, com a Rua Antonio Carlos Mori. Eu diria que foi um ponto escolhido a dedo pelo olhar de repórter fotográfico de que ele era dotado.
Esta é uma das mais antigas, e para fazê-la ele deve ter se postado do outro lado da Altino Arantes,  quase em frente a um posto de gasolina lá existia, privilegiando dessa forma a casa da família Tocalino, que é vista em primeiro plano ( a do construtor Henrique Tocalino).
A foto abaixo, desse mesmo trecho,  é do início dos anos 1950, na qual se vê casa de Henrique Tocalino com mais detalhes, e os outros dois sobrados mais acima



Para esta foto que fiz há cerca de 7 anos, postei-me na mesma posição em que meu pai estava. A casa de Henrique Tocalino já não existe, em seu terreno foi erguido um edifício. Os dois sobrados geminados que se seguem, estão praticamente desfigurados. Somente restou do original, uma pequena torre redonda. Eles foram construídos nos anos 1940 por um sobrinho de Henrique Tocalino, também construtor, Ezelino Zório Maulen, que foi o responsável pela edificação da atual Catedral. Muito bonitos. Ezelino renovou a arquitetura das casas que construiu nesse período, dando-lhes mais leveza ao criar uma  varanda em arco. Num desses sobrados, o que tem a pequena torre residia a família do médico Alfredo de Almeida Bessa (ele foi também vereador). Seguiam-no um outro sobrado, que ainda existe também bastante alterado na fachada, e duas outras casas, a da esquina com Cardoso Ribeiro serviu de consultório para o médico oftalmologista, Diógenes Ribeiro.
Este é o outro ponto preferido nesse trecho da Altino Arantes, na altura do antigo Grêmio Recreativo de Ourinhos, hoje ocupado por uma igreja.
Nessa foto se vê em primeiro plano o antigo posto de gasolina, seguido por duas casas, obras de Henrique Tocalino nos anos 1930, outra casa com varanda em madeira trabalhada, onde funcionou o Instituto Rui Barbosa, primeira escola secundária de Ourinhos, mais duas construções e um terreno vazio. No extremo da foto se vê o antigo sobrado onde esteve instalada a prefeitura até meados dos anos 1950.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.