OURINHOS, O PASSADO E O PRESENTE: A RUA 9 DE JULHO EM TRÊS MOMENTOS

Grande parte das primeiras ruas de Ourinhos receberam o  nome dos estados brasileiros. Algumas foram modificadas posteriormente, é  o caso da Rua Minas Gerais, que passou a chamar-se 9 de Julho. Ela se inicia no pontilhão sobre os trilhos da ferrovia que demanda o Paraná e termina na outra extremidade, onde passam os trilhos da antiga Sorocabana.
Eu nasci nesta rua, na casa de número 102 construída por meu avô em 1930, quando decidiu-se por deixar a zona rural onde tinha a Fazenda da Figueira ( município de São Pedro do Turvo). Nela passei grande parte da minha infância (1947-1955).
Na foto abaixo do ano de 1931,  a Rua Minas Gerais é vista a partir do pontilhão sobre a linha férrea da Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná, A casa de meu avô é a que se vê em primeiro plano à direita, na esquina com a Rio de Janeiro. 


Meu pai gostava de fazer fotos panorâmicas tomadas do alto. Desse modo,  subiu até a torre da Igreja Matriz localizada na Praça Melo Peixoto para fazer este instantâneo, muito provavelmente em 1937 ou 1938. Nele, vemos em primeiro plano duas das principais casas casas comerciais da cidade (o telhado que se vê é o do prédio do Banco Comercial do Estado de São Paulo): do lado esquerdo a Casa Vasco, especializada em sapatos, chapéus, de propriedade de Vasco Fernandes Grilo e do lado direito a tradicional Casas Pernambucanas. A ela segue-se um prédio bem antigo com portas para a rua, seguido de outra com um jardim na frente. Foi primeiramente a casa da família Bessa,  e posteriormente  da família Ferrari. Na esquina com a Rua Arlindo Luz há outra construção que veio abaixo e ali  o fotógrafo alemão Frederico Hahn construiu um sobrado de dois andares, onde tinha o seu estúdio e residência.




 Nesta outra foto do ano de 1956, que integrava um pequeno álbum de fotos feitas por meu pai e o senhor Machado (Foto Machado), vemos novamente as mesmas duas casas comerciais na esquina, a única diferença é que no prédio da esquerda não estava mais a Casa Vasco (a família deixou Ourinhos na segunda metade dos anos 1940) e sim a Casas Jaraguá, um outra loja de rede presente em muitas cidades paulistas naqueles anos. No meio do quarteirão havia sido construído um sobrado com residência na parte superior e loja embaixo, de propriedade de Alberto Matachana, a famosa Casa Alberto (a loja da moda nos anos 1950 e 1960). Na esquina já se vê o sobrado de dois andares de Frederico Hahn.




Nesta foto, também da década de 1950,  meu pai flagrou em primeiro plano esse mesmo trecho do lado oposto.



Nesta foto atual (por Mara Villas-Boas) as alterações visíveis são por conta da nova Casas Pernambucanas,  que adquiriu o imóvel na outra extremidade e ali instalou-se. Onde esteve por muitas décadas as Casas Pernambucanas há um prédio de um andar  com lojas embaixo e escritórios na parte superior. Outra novidade é um edifício residencial.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.