O SETE DE SETEMBRO AO LONGO DE MUITAS DÉCADAS

7-9-2017
Parabéns "Folha de Ourinhos"!
61 anos informando e educando.
A obra de Miguel Farah sendo conduzida bravamente por suas filhas.


Desde os anos 1930, o Sete de Setembro foi objeto de festivas comemorações em Ourinhos


O povo ourinhense teve occasião de assistir terça-feira ultima, a uma festa civica cuja realização, com toda a justiça, constitue motivo de orgulho para todos aquelles que contribuíram no sentido de que fosse a mesma e aliás pela primeira vez levada a effeito entre nós. Queremos nos referir á grande parada escolar que teve lugar, naquelle dia, no campo do Ourinhense, em commemoração á data anniversaria da Independencia do Brasil, e de que participaram todos os alumnos do Grupo Escolar e de outros estabelecimentos de ensino desta cidade. 
A Voz do Povo, 10-9-1938, In Tertuliana




O desfile sobe a Antônio Prado na altura da passagem da linha da Sorocabana vindo do campo de futebol do "Operário". À frente o Tiro de Guerra. Meu pai fez a foto de uma das sacadas do Hotel Lider, na beira da linha.


Com a criação do Ginásio de Ourinhos, em finais dos anos 1930, o desfile aumentou em tamanho e adquiriu novo brilho com os (as) adolescentes que lá estudavam. É o que vemos nessa foto, de início dos anos 1940, quando a turma do ginásio passava pela Rua Souza Soutelo, entre a Paraná e a Altino Arantes.



Com a criação do Educandário Santo Antonio em finais dos anos 1940, um novo contingente de crianças e adolescentes passou a fazer parte do desfile, Aqui  vemos a saudosa Irmã
Vivalda acompanhando crianças do Pré-Primário. Eu estou à frente do pelotão (1954)que subia  a Arlindo  Luz.
Alunas do Educandário Santo Antônio, passam pela 9 de Julho, em frente ao Cine Ourinhos e o Grupo Escolar Jacinto Ferreira de Sá. À frente do pelotão a jovem Marisa Ferreira Batista (Ferrazoli), em finais de 1950



A criação do Ginásio Estadual de Ourinhos, em finais dos anos 1940, trouxe para o desfile um número grande de adolescentes.
Nesse desfile dos anos 1950 vemos a famosa fanfarra do estabelecimento de ensino. Á frente dela o jovem Roberto Pellegrino e  à esquerda José Carlos Marão, na Rua Expedicionário, entre a 9 de Julho e a São Paulo. O sobrado com várias palmeiras no jardim era a residência do prefeito Cândido Barbosa Filho.

Aqui  vemos alunos da Escola Técnica de Comércio de Ourinhos, em desfile de início dos anos 1960.



Por fim, uma das fotos de um desfile dos anos 1970, provavelmente 1972, que meu pai fotografou em slide. Aqui descendo a Altino Arantes passando pela Praça Melo Peixoto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

A FAMÍLIA ABUCHAM

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.