OURINHOS A CAMINHO DO CENTENÁRIO - O MARCO ZERO DE OURINHOS EM TRÊS MOMENTOS

Clique sempre sobre as fotos para vê-las em seu tamanho original

O marco zero de uma cidade é o ponto que se estabelece como sendo o seu centro geográfico, a partir do qual se estabelecem as medições de distância.
Quase sempre se escolhe o local onde a cidade teve o seu início para a edificação de um monumento que represente o marco zero. Na cidade de São Paulo,  esse monumento está localizado na Praça da Sé.
Ourinhos passou a ter o seu marco zero na gestão do prefeito Cândido Barbosa Filho, graças a uma iniciativa do Rotary Clube local.
Escolheu-se a Praça Melo Peixoto,  ponto referencial da cidade desde o início dos anos 1920. Assim, no ponto central da praça, bem em frente da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus (onde hoje se encontra o prédio da Telefônica) foi edificado o monumento. 
No dia 22 de outubro de 1949, o Rotary Clube de Ourinhos comemorava 9 anos e festividades foram realizadas. No dia do aniversário,  houve uma reunião extraordinária com o comparecimento  de autoridades da cidade, de rotarianos locais  e de rotarianos das cidades vizinhas. 
"Encerrando a reunião, falou o Dr. Júlio dos Santos, que agradeceu o comparecimento de todos os presentes,(...) e convidou os presentes para assistirem, no dia seguinte, ás 10 horas, na Praça Melo Peixoto, à inaugu­ração do Marco Zero, dádiva do Rotary à cidade de Ouri­nhos, e ao plantio de uma mu­da de Pau Brasil." 
A inauguração ocorreu na manhã do dia 23-10, "discursando, nessa ocasião, o Dr. Júlio dos Santos, presi­dente do Rotary. Agradecendo em  nome da municipalidade a oferta do Rotary,  falou o Dr. Salem Abujamra. Em seguida, se procedeu ao plantio de uma muda de Pau Brasil. Várias fotografias foram batidas, quer na inaugura­ção do Marco Zero, quer no plantio do Pau Brasil, pelo hábil artista Sakai (Shuki Sakai), desta cida­de."


A cada vez que revejo essa foto, descubro rostos conhecidos.
Partindo da esquerda 1 - profº Dalton Morato Villas-Boas, 2 - Benedito Monteiro e 3 - Joaquim Lino de Camargo (irmão do prefeito Benedito Camargo, ambos vereadores na ocasião; 7  e 8 - Luiz Golin (proprietário da Churrascaria Gaúcha) e a esposa Candinha; 9, 10 e 11  o casal Anita Beltrami, Antonio Luiz d Costa, cirurgião dentista tendo ao colo a filha Marilena (Breve) ; 12 o presidente do Rotary à ocasião, o advogado e professor Júlio dos Santos; 13 - o prefeito Cândido Barbosa Filho; 15, 16 17 - os rotarianos Philemon de Mello Sá, Armando D'Andrea, Celestino Bório, (Rádio Clube de Ourinhos); mais atrás Tufy Zaki Abucham e o advogado e vereador João Bento Vieira da Silva.


Nesta foto de autoria de meu pai, cerca de dois anos após a inauguração do Marco Zero, vemos o conjunto harmonioso da parte central da praça, tendo à esquerda o tanque de areia para crianças, atrás do Marco Zero um pequeno lago e  à direita o coreto. Podem ser observad0s pessoas sentadas em bancos e os elegantes postes de ferro fundido. As ruas da praça já haviam sido calçadas pela administração, à época, com pedras no padrão português. As árvores que se se veem são espécies de Ficus Benjamin, em cujos galhos muitas andorinhas faziam ninho,  iam e vinham em revoada.
Alguma administração pouco preocupada com a conservação da memória, retirou o Marco Zero do local onde se encontrava, enterrando mais da metade de sua parte central.




 
Na recente reforma, o Marco Zero voltou para a posição central, mas a sua beleza esvaiu-se.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.