A SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS

Numa das mais antigas vilas da   cidade, foi criado em 1956 um clube de futebol que fez sucesso nos anos 1950, 1960 e início dos 1970 - a Sociedade Esportiva Palmeiras. O clube esportivo foi campeão municipal nos anos de 1957, 58 e 1965, tendo em seu time muitos jogadores de qualidade .



Meu colega de bancos ginasianos, o professor de história Carlos Lopes Baia, fez um bom resumo sobre as origens e trajetória da associação esportiva, publicado online em http://cacellain.com.br/blog/?p=41721. Desse trabalho transcrevo o trecho abaixo:

O ano de 1959 foi marcante na história do clube. Além do titulo de campeão em 1957 e 1958, inaugurava-se no dia 14 de maio a sua sede social, instalada em um barracão de madeira cedido pelo comerciante Tufik Zaki próximo ao Bar. Ainda nesse ano já era realizado um concurso para a escolha de uma rainha para o clube. O concurso foi através da venda de (sic)  e não de uma banca de examinadores. Terezinha Dadona, Terezinha Lantman, Terezinha Moia, Edi Lopes, Emer-cilia Rodrigues ( Nenê irmã do Joel) e Alzira Savi  foram as garotas que concorriam. Emercilia foi a vencedora.  Ainda nesse ano conquistaria o título de campeão amador já com a Liga devidamente filiada à Federação Paulista.
Joel (Joel Rodrigues dos Santos, proprietário do Bar do Joel, há 66 anos na Vila Margarida) que já tinha experiência com “bar” ficou responsável também pelo bar do novo clube em dias de baile.



 Os bailes eram bastante concorridos vindo pessoas de toda a cidade que iam se associando ao clube para ter acesso as suas atividades. Enio Andrade, Sonia Mamede, grandes orquestras ou conjuntos estiveram ali se apresentando.  Festas juninas aconteciam todos os anos.
Nas fotos abaixo, vemos dois grandes momentos do Clube Palmeiras, quando lá se apresentaram os atores cômicos Ankito e Sonia Mamede.

https://ourinhos.blogspot.com.br/2007/04/sonia-mamede-comediante-por-excelnc.html

https://ourinhos.blogspot.com.br/2010/01/anchizes-pinto-o-popular-ankito.html






Nos anos 1960, frequentei alguns dos bailes juninos do Palmeiras.


Baile caipira nos anos 1960: (2) Terezinha Santarosa, (3) João Lisboa)

Saudoso Clube Palmeiras.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.